Livro - Os homens que odeiam as mulheres

No comment yet
Stieg Larsson foi um jornalista sueco que planeava escrever dez volumes da colecção Millennium que acreditava poder ser um sucesso. E é. Mas, Larsson morreu em 2004, pouco depois de entregar os três primeiros volumes à sua editora. Não viveu para ver o mega-sucesso em que sua saga se tornou.

O primeiro volume tem o misógeno título de "Os homens que odeiam as mulheres" e apresenta-nos o jornalista económico Mikael Blomkvist depois de perder um processo em tribunal contra um riquíssimo industrial contra o qual havia escrito. Com uma avultada soma a pagar ao lesado e outras despesas juntando à falta de credebilidade de que goza decide retirar-se por uns tempos do leme da revista que dirige a Millenium.

É convidado por Henrik Vanger, outro rico sueco, para escrever a história da família Vanger. Mas, aquilo que realmente é pedido a Mikael é que descubra o que aconteceu à sobrinha-neta de Henrik quarenta anos antes. Para o ajudar em tão delicada missão junta-se a Lisbeth Salander, uma jovem detective com os seus métodos muito próprio. Juntos descobrem uma história mais negra e profunda do que seria de prever...