Cinema- 300

No comment yet

O filme 300 que se estreou entre nós na semana passada conta a história da Batalha das Termópilas que decorreu no ano 480 Antes de Cristo no desfiladeiro de Termópilas na Grécia Central. Segundo relato do historiador Heródoto de Halicarnasso 300 espartanos resistiram à frente de mais 7000 gregos ao invasor persa cujo o número de homens chegava ao meio milhão.

A batalha foi decisiva uma vez que os Espartanos resistiram ao invasor inflingido um grande número de baixas, permitiu aos orgulhosos Espartanos morrer como homens livres, atrasou o avanço dos persas na Grécia e ainda conseguiu suster o exército de Xerxes tempo suficiente para que Atenas se salvasse.


Deixando de parte os factos passemos ao filme. O realizador é o jovem Zack Snyder que adaptou o livro de bd de Frank Miller com o mesmo nome (Miller já tinha visto o seu livro Sin City ser adapatdo ao cinema).
3oo não tem pretensões a ser um filme cheio de moral e de rigor como O Gladiador ou Braveheart mas também não é um filme sem sal como Tróia ou Alexandre, o Grande. 300 é um filme feito com o recurso a cenários escuros e melancólicos desenhados por computador, é um filme violento onde nas cenas de batalha a imagem abranda para se ver uma cabeça a ser cortada ou o sangue a saltar, é um filme que procura dar umas luzes de História mas sempre sendo um filme de acção,e é um bom filme de acção.