Os campeonatos dessa Europa fora

No comment yet





Espanha




O Barça perdeu gás mas ainda assim arrisca-se a vencer a liga espanhola pois parece não ter rivais à altura.


Com E too lesionado vários meses , com Ronaldinho abaixo da forma habitual e com problemas de balneário esta era a época ideal para o fabuloso Barça dos últimos anos ( 2 Ligas e uma Champions) ser derrubado mas a concorrência está pior. No Barcelona cresceu este ano uma estrela: Andrés Iniesta está cada vez melhor e faz sombra sobre Deco na organização do meio-campo, também Messi já não é uma esperança, é uma certeza.


O Sevilha está a ser a surpresa da prova estando no segundo lugar mas mostra não ter estofo para chegar ao primeiro lugar. Ainda assim tem nas suas fileiras alguns dos melhores jogadores da prova: o defesa Alves e o avançado Kanouté (melhor marcador da Liga) são os que mais se destacam. Destaque ainda para o reforço de Inverno, o russo Kerzhakov que se adaptou muitpo bem a Espanha e tem marcado com frequência.


Em 3º segue o Real que está a fazer má temporada. Capello não tem sido feliz e a equipa não tem um esquema de jogo eficaz e tem sérios problemas indo ganhando a custo graças a individualismos das estrelas que moram em Madrid.


Desilusão também para o Valência que perante a falência dos grandes não se consegue afirmar apesar de ter este ano o contributo de Morientes (novamente goleador depois de não se ter afirmado em Liverpool) e David Silva a nova estrela espanhola.


Bom o campeonato do Zaragoza que luta pelo 4º lugar contando com 4 estrelas argentinas: Aimar , D Alessandro e os irmãos Milito.




Itália




O Calciocaos foi a sorte grande para o Inter. Para além de lhe ter dado o campeonato do ano passado pois retirou-o à Juve corrupta permitiu que este ano a mesma Juve jogasse na segunda divisão e que o Milan partisse com pontos negativos. Assim o Inter será bi-campeão pois leva quase vinte pontos de vantagem sobre a Roma. Um passeio para Figo e amigos.


No Inter destaque para a sólida defesa com os rijos Córdoba e Materazzi e para Burdisso que se destaca como goleador; no meio campo Figo espalha classe e na frente Zlatan é hoje em dias dos melhores avançados do mundo.


No segundo posto uma grande Roma mas que não chega para o Inter. Um Totti melhor que nunca lidera os romanos que têm no fabuloso Mancini outra estrela.


Depois destaque para o Palermo que no ínicio parecia disposto a sonhar com o primeiro lugar: grande época para os médios Bresciano e Símplicio e para o avançado Amauri.


O Milan tenta a custo chegar ao 4º lugar. Mais não pode alcançar não tanto pelos pontos negativos com que começou a época mas mais pelas deficiências de um plantel orfão de Shevchenko. Na defesa respeito para Maldini mas, o Milan é lento e fraco a defender. No ataque Borriello afastado pelo anti-doping, Inzaghi com o peso do fim da carreira a chegar, Ronaldo uma sombra daquilo que já foi, Gillardino perdúlario e Ricardo Oliveira que teve a irmã sequestrada no Brasil desde o íncio da época não marcam golos.


A Lázio sem estrelas como as que já teve está em 4º e sonha com a Champions do próximo ano.