DVD - Hotel Ruanda

No comment yet

A dada altura do filme um personagem, repórter de imagem interpretado pelo eclético e talentoso Joaquin Phoenix, diz que no Ocidente quando se vissem as imagens do genocídio que tinha acabado de filmar as pessoas não fariam nada. Diriam "que horror" e continuariam a jantar. Essa pode muito bem ser vista como a mensagem que fica deste filme. O "Ocidente" ou "Mundo Civilizado"só se importa com África se tiver algo a ganhar com isso ou por raros casos de bondade.


Foram os europeus que partiram África quando a colonizaram, partindo tribos ao meio conforme lhes convinha. E são eles que a ignoram. O filme faz-nos recuar a 1994 e situa-nos no Ruanda. O pano de fundo é o racismo: os Hudu querem exterminar os Tutsi. Porquê? Porque durante a colonização belga os Tutsi eram a elite entre os colonizados. Culpar os Tutsi pelos males de um país pobre foi a solução dos Hutu que conseguiram ceifar quase um milhão de vidas.

Falo da realidade porque nela se confunde o filme. O filme relata factos. Paul, o estrangeirado e atencioso gerente de hotel interpretado por Don Cheadle salvou no filme, como na vida real mais de 1000 refugiados das catanas selvagens.

Ver este filme é reflectir como o homem branco usa África e como a abandona.O filme trata de um tema actual: o genocídio do Ruanda de 1994 é em muito similar ao Darfur hoje e à guerra xenófoba da África do Sul. Árica é o berço da humanidade.