DVD - Os Falsificadores

No comment yet

Chega agora ao mercado de DVD's o filme que venceu o último Óscar para melhor filme estrangeiro: Os Falsificadores.

Esta produção germano-austriaca realizada por Stefan Ruzowitzky é um filme sobre um campo de concentração na II GM. Mas desengane-se que é mais um filme sentimental e de reflexão sobre o mal do ser humano como A Lista de Schindler ou O Pianista. Este filme conta a história da maior operação de sempre de falsificação de dinheiro, operação essa que decorreu em dois barracões de um campo de concentração enquanto que o extermínio acontecia à volta dos falsificadores.

A Alemanha na recta final da guerra quis produzir milhões de libras e dólares para inundar as economias dos aliados. Sally Sorowitsch foi (existiu de facto) um boémio judeu com grande talento para a vigarice lidera o pelotão de falsificadores que vão fazendo o que lhes pedem tentando sempre atrasar o processo de modo a "lixar" os nazis.

Há sorrisos com a malandrice de Sally, há a consciência de que alguns nazis não acreditavam na causa e só a viam como um trabalho e há acima de tudo um choque quando os falsificadores percebem ser prisioneiros priviligiados quando vêm os restantes judeus escanzelados.

Um ângulo mais. Um bom filme.