João Pinto

No comment yet

Acabou ontem a carreira de um dos melhores jogadores do campeonato português de todos os tempos : João Vieira Pinto.

Após dois anos no Sp. Braga o "menino de ouro" de 36 anos abandona o futebol profissional numa altura em que ainda tinha propostas para continuar a jogar na principal Liga.

O jovem João Pinto começou a jogar no Águias da Areosa em 1982, o clube do seu bairro onde vivia também Carla com quem casou aos 16 anos e lhe deu dois filhos. Em 1983 e até 1992 o baixinho mudou-se para o Boavista onde cresceu como homem e se tornou num jogador de eleição. No Bessa ganhou em Valentim Loureiro um pai.

Pelo meio foi pioneiro na nova vaga de imigrações e jogou, embora sem sucesso, no Atletico Madrileno (filial do grande Atletico).

João Pinto explodiu de águia ao peito. Em sete carregou o Benfica ás costas e foi sendo companheiro de talentos como Rui Costa ou Schwartz. Venceu um campeonato e duas Taças. No Benfica fez o jogo da sua vida no 3-6 ao Sporting onde foi o melhor em campo e marcou três golos. Nesse jogo obteve a nota 10 do jornal A Bola, a nota máxima que antes dele apenas Eusébio alcançara.

Em 2000, Vale e Azevedo dispensou-o. O Sporting aproveitou-o e fez com Jardel uma grande dupla que alcançou o título em 2oo2.

Já na fase descendente da carreira retornou ao Boavista antes de acabar no Braga.

Na selecção jogou o Euro 96 e 2000 e no Mundial 2002 onde teve o mais negro episodio da sua carreira: agredir um arbitro.

O balanço é de muita classe espalhada nos relvados, vários títulos e muitos golos.

A história continua com o seu filho Tiago que este ano se estreia na I Liga emprestado pelo Sporting ao Trofense.