Aquela casa

3 comments

Em 1993,estava eu na escola primária e a professora avisou que um senhor realizador de cinema precisava de figurantes, incluíndo crianças, para um filme. As "audições" para os figurantes decorreram numa casa em frente à minha. Inscrevi-me e lá fui. Tive uma tarde de aulas de inglês e passei um dia a filmar as mesmas cenas centenas de vezes.

O filme era a "Casa dos Espíritos" de B. August e foi rodado entre Cercal do Alentejo e Vila Nova de Milfontes numa recriação da Herdade de Tres Maria no Chile. Fui aluno da persongam de Meryl Streep e ganhei 30 euros. Ontem revi o filme e soube bem.


Elenco: Meryl Streep (Clara), Glenn Close (Ferula), Jeremy Irons (Esteban Trueba), Winona Ryder (Blanca), Antonio Banderas (Pedro) e Vanessa Redgrave (Nivea)


História: Esteban Trueba é um pobre mineiro que quer casar com a irmã de Clara (da classe alta), com o seu árduo trabalho enriquece mas, quando volta para casar com a sua amada encontra-a morte. Volta anos mais tarde para desposar Clara, um sensível "médium". A acção desenrola-se com a revolução chilena.

3 comments

Anonymous 27 March, 2009 18:43

É um filme lindo!

Anonymous 24 June, 2009 02:10

Boa tarde. O meu nome é Susana e ao percorrer a internet encontrei o seu blog. Talvez me possa ajudar.Pode parecer um bocadinho estranho mas passo a explicar: sou estudante do último ano do curso de psicologia clínica e como tal , terei de fazer a minha tese que é o grande trabalho de final de curso. Acontece que envolve uma grande pesquisa e análise estatística de dados. No segundo ano da faculdade tive um professor excepcional que se chamava José Matos e que foi meu professor de estatística no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Acontece que esse professor já não lecciona na minha faculdade e eu precisava muito que ele me ajudasse (na altura disponibilizou-se para tal) mas o grande problema é que não sei o paradeiro dele. Sei que isto é pior que achar uma agulha num palheiro. Lembro-me de ele dizer que participou como figurante no filme da casa dos espíritos, daí a ligação consigo.Sei também que o alentejo é muito grande e que pode ser de qualquer parte, mas quem sabe, não seja seu conhecido ou conterrâneo.Há cerca de 3 anos ele era uma pessoa não muito gordo mas corpulento, já meio careca, perto da casa dos 40 (se não, era o que parecia). Sei que é difícil, mas por favor, se conhecer alguém que tenha um curso da área das matemáticas/gestão/economia (etc) e que tenha dado aulas em universidades em Lisboa com a descrição que eu fiz, por favor, envie-me um mail para Susanammgoncalves@hotmail.com. Ficar-lhe-ei eternamente grata.
Se não conhecer, bem, obrigada na mesma, continuarei então a minha saga à procura dele.
P.S.- e já agora, parabéns pelo blog!

Anonymous 24 June, 2009 02:11

já agora, peço-lhe, por favor, que dada a natureza pessoal do meu comentário, o apague depois de ler.
Mais uma vez muito obrigada