Cinema-Babel

No comment yet
A triologia acaba em beleza

Alejandro González Iñárritu é um talentoso realizador mexicano que o mundo conheceu aquando da estreia de "21 gramas" , uma fabulosa história na qual se entelaçavam várias histórias tal como neste Babel.

"21 gramas" é o segundo capítulo de uma triologia que Babel acaba. O primeiro filme foi feito ainda nos seu méxico natal com actores locais como Gael Garcia Bernal que volta a surgir em Babel, o primeiro filme desta trilogia sobre o sofrimento humano chama-se "Amores perros" ou em português "Amor-cão".

Em comum nos três filmes o facto de se verem histórias de sofrimento e desespero mas com uma ligeira brisa de esperança, a metáfora da vida para Iñárritu.

Neste Babel, 3 histórias, 3 países. Primeiro Marrocos onde Brad Pitt e Cate Blanchet são um casal de turistas de visita ao país para aliviar a pressão de terem perdido um filho há pouco tempo, quando ambos se debatem com a culpa Cate leva um tiro, uma bala vinda do nada.

Mas a bala vem de algum sítio, Babel mostra uma pobre família de pastores que um dia compra uma espingarda para afastar os chacais que tentam comer as cabras da família. Um dia o filho mais novo da família decide fazer tiro ao alvo e o tiro atinge um alvo acidental: Cate.

Segundo México: os dois filhos de Cat e Brad ficam em San Diego ao cuidado da ama mexicana, ama que tem o casamento do filho no dia em que Brad e Cat deviam voltar, não voltam, Cat está no meio do deserto ferida. A ama conduzida pelo seu sobrinho Gael Bernal leva os miúdos "gringos" para o México. Mais problemas.

Terceiro: Japão, uma orfã de mãe surda-muda vive traumatizada pela morte da mãe e pela sua condição de surda-muda.

No fim tudo faz sentido, três países unem-se e aquilo que parecia correr mal corre bem e vice-versa.

Mais uma obra-prima de Iñárritu