Cinema-Scoop

1 comment


Woody Allen sabe envelhecer e ama Londres e Scarlett

Woody Allen regressa a Londres depois de Match Point para assinar mais uma obra-prima voltando no seu 36º filme ao registo da comédia que o fez um mito.

Num filme sobre quão imprevísivel pode a vida ser a trama olha para duas personagens muito interessantes: Woody a fazer de ilusionista fora do seu tempo com truques que roubam sorrisos mas não causam espanto, a outra personagem é a de Scarlett que faz de uma jovem jornalista em busca de um scoop ( um furo jornalístico).

E em Scarlett vê-se um fenômeno muito interessante: é a sua personagem que tem os tiques e neuroses múltiplas que normalmente se distinguem em Woody Allen. Sim é verdade que já tinha havido essa transferência para outras personagens mas neste Scoop é a 1ª vez que essa personagem-tipo é representada por uma mulher.

Interessante a cena em que A conhece B. Woody faz uma declaração de amor ao público inglês ( Woody é mais apreciado na Europa que nos seus USA) e uma declaração de amor a Scarlett, sua nova musa que tanto parece amar carnalmente como a uma filha.

Woody realizou em Nova Iorque grande parte dos filmes da sua carreira e agora em pouco mais que um ano faz um segundo em Londres, metáfora? Woody está mais velho e mostra uma grande cidade mas mais velha e mais calma. Woody até mostra o que pensa da morte.

Genial cenas no barco do Rio Hades. A morte a guiar os recém clientes para parte incerta e a Morte não responde a nenhuma pergunta.

Considerado um filme menor pela crítica eu acho-o tão bom como sempre será um Woody Allen: cómico, trágico, metáfórico, carta de amor a , mais inteligente que qualquer um de nós e meu Deus um filme com Scarlett poderá ser um filme menor?

A ver. A adorar. Mas atenção Woody não é para todos: o Mundo divide-se naqueles que amam Woody Allen e aqueles que o odeiam. Eu amo. Scoop.

1 comment

Anonymous 19 January, 2007 18:27

Bandas de culto... Sim.

Escritores de culto... Sim.

Séries de culto... Não.

A televisão continua demasiado redutora, se bem que reconheço a qualidade de algumas séries.